15.9 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 18, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Montemor está de parabéns. Este centro interpretativo é essencial para conhecer a nossa história”, diz Presidente da CCDRA

José Saramago, um nome incontornável da literatura portuguesa, veio para o Alentejo em 1976.Instalou-se em Lavre, no concelho de Montemor-o-Novo, para escrever um livro que começou por um período de estudo, observação e registo de informações que veio a dar origem, em 1980, ao romance Levantado do Chão.

Esta obra está assim na génese do Roteiro Literário Levantado do Chão , um projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, em parceria com a Fundação José Saramago, Museu do Aljube, Câmaras Municipais de Lisboa e de  Évora, Juntas de Freguesia do Concelho de Montemor-o-Novo e Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, financiado pela Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, Turismo de Portugal.

O projeto que está hoje no top 10 da 6.ª edição do Prémio Nacional de Turismo, na categoria de Turismo Inovador, reafirmando-se como um dos projetos mais importantes neste setor, ficou agora mais completo com o “nascimento “de um Centro interpretativo. A inauguração decorreu este sábado, em Montemor-o-Novo, um investimento de 380 mil euros.

António Ceia da Silva, Presidente da Comissão de Coordenação de desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), marcou presença na cerimónia e em entrevista à Rádio Campanário adiantou “este centro interpretativo é extremamente importante para as dinâmicas do Turismo Literário na região” explicando que o processo se iniciou na altura em que ainda era presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.

O Presidente da CCDRA considera “não basta fazer Roteiros , os centros interpretativos são fundamentais para se conhecer a história dos territórios.”

No que diz respeito a este centro agora disponível em Montemor-o-Novo, Ceia da Silva salientou “o turismo literário é cada vez mais um marco no Alentejo.”

O Roteiro Literário Levantado do Chão disponibiliza uma rede de percursos, que interliga Montemor-o-Novo a Évora e a Lisboa, e de pontos de interesse que visam dar a conhecer as principais referências históricas da obra Levantado do Chão, assim como aspetos biográficos sobre o autor José Saramago e a sua estadia em Lavre. Simultaneamente, o roteiro disponibiliza e promove a oferta turística existente nos concelhos de Montemor-o-Novo, Évora e Lisboa.

Populares