Em comunicação de imprensa enviada à redação, como nota de atualização, do resultado das competição, a organização do Montemor Ladies Open informa que:
A francesa Jessika Ponchet, 260.ª do Mundo e sexta cabeça-de-série, começou da melhor maneira a sua participação nesta 18.ª edição do Montemor Ladies Open, ao defrontar e vencer a chilena Barbara Gatica, em apenas dois sets, pelos parciais de 6-3 e 6-3. Aliás, o dia correu de feição a mais duas tenistas gaulesas. Tessah Andrianjafitrimo, sétima pré-designada, eliminou a eslovaca Ingrid Vojcinakova, por equilibrados 6-3, 3-6 e 6-2, ao passo que Mallaurie Noel mostrava mais pragmatismo ante a australiana Olivia Tjandramulia (7-5 e 6-4).
Pelo caminho ficaram as “convidadas” portuguesas Ana Filipa Santos e Matilde Jorge. A alentejana (Pipa) bem tentou lutar contra o favoritismo da japonesa Eri Hozumi, ainda conseguiu salvar dois set points no primeiro set, mas, depois da nipónica triunfar no parcial por 6-4, viu a sua oponente distanciar-se na segunda partida e o resultado de 6-1 não deixa muitas dúvidas sobre o desenrolar dos acontecimentos.
Já a mais nova das irmãs Jorge, Matilde, não tinha tarefa fácil ante a brasileira Bia Haddad Maia, segunda favorita e detentora do título, e, o duplo 6-0 aplicado por Bia, foi o corolário de uma exibição muito autoritária.
Nos pares, a Carolina Azadinho e Sachi Kempster beneficiaram do abandono por lesão da japonesa Momoko Kobori (ela que fazia dupla com a compatriota Ayano Shimizu), garantindo, mesmo sem jogar, um lugar nos quartos-de-final.
Eri Hozumi e Akiko Omae, mais duas representantes do Japão presentes na prova alentejana, deixaram pelo caminho a portuguesa Matilde Jorge e a ucraniana Elizabet Hamaliy, por 6-3 e 6-2, e, naquela que foi a estreia como dupla, a portuguesa Francisca Jorge e a brasileira Ingrid Gamarra Martins venceram a francesa Estelle Cascino e Mariam Bolkvadze, da Geórgia, por 6-4, 3-6 e 12-10.
Para amanhã, estão agendados os restantes embates da primeira ronda de singulares, com a entrada em ação de Francisca Jorge e Carolina Azadinho. Jorge mede forças com Chihiro Muramatsu, quarta pré-designada e 244.ª do Mundo, e Azadinho tem como adversária a ucraniana Valeriya Strakhova.