A Infraestruturas de Portugal (IP) vai investir 90 mil euros em Montemor-o-Novo, na proteção da fauna, nomeadamente de corujas e anfíbios, segundo publicação em Diário da República.
As obras terão lugar num troço da EN114, em Montemor-o-Novo (Évora), e visam a instalação de vedações para o encaminhamento de voo de corujas-do-mato e de barreiras de proteção de anfíbios.
Segundo informações da IP, a intervenção consiste na instalação de barreiras longitudinais, de encaminhamento dos anfíbios para duas Passagens Hidráulicas existentes, evitando a sua entrada na faixa de rodagem.
Noutros locais da mesma estrada, junto ao Pontão de Pégoras, a empresa procederá à instalação de redes metálicas de malha apertada para assegurar o encaminhamento do voo de corujas-do-mato.
A eficácia destas infraestruturas será monitorizada e analisada, visando aferir a validades destas soluções de proteção.
A iniciativa foi desenvolvida por sete entidades, com coordenação da Universidade de Évora, no âmbito do projeto LIFE LINES – Rede de Infraestruturas Lineares com Soluções Ecológicas, um projeto português é pioneiro na Europeia.