As Associações de âmbito cultural Alma d’Arame e Oficinas do Convento, de Montemor-o-Novo vão retomar a atividade cultural com uma iniciativa conjunta a que deram o nome de “ReToma”.
Em comunicado, as duas associações referem que trata-se de um “evento único, de carácter multidisciplinar, que entre os dias 10 e 19 de setembro vai invadir a cidade de Montemor o-Novo com um conjunto de espetáculos performativos nas áreas do teatro, cinema, performances, concertos, exposições e workshops”. Neste evento, o público é convidado a circular por Montemor-o-Novo e assistir aos espetáculos ao ar livre, em jardins, mercados, ruas ou pátios que dão palco a esta iniciativa.
“ReToma, queremos com este nome transmitir a ideia de fazer acontecer, mostrar que ultrapassamos os constrangimentos recentes, transversais a toda a sociedade, e que por isso estamos aqui, mais fortes do que nunca para fazer acontecer”, afirma Tiago Fróis, Director Artístico do Oficinas do Convento.
Amândio Anastácio, diretor artístico da Alma d’Arame, afirma por sua vez “As duas associações têm propósitos distintos, mas partilham também muito em comum para além do espaço de Montemor-o-Novo onde coabitam, têm vontade de fazer e ir mais além. Por isso preparamos um conjunto de performances artísticas, de várias áreas, que vão proporcionar ao público que vier assistir, uma experiência ímpar, rica e esperemos que satisfatória para saciar a “fome” de cultura dos últimos meses”.