Celebra-se hoje o 2º aniversário da Área Protegida Privada do Montado do Freixo do Meio!
De acordo com uma nota divulgada pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas(ICNF), esta área, situada no concelho de Montemor-o-Novo, tem cerca de 577 ha, num território com mais de 7.000 anos de presença humana.
O ICNF realça a importância da área tendo em conta que “Possui valores naturais relevantes, nomeadamente montados numa área contínua de mais de 400 ha, de azinheira e sobreiro, tendo como espécies secundárias o pinheiro-manso, o medronheiro, a aroeira, o zambujeiro e o carrasco.”
Neste montado, dá ainda conta o ICNF, dominam os sargaços, sanganhos, tojo, espargos, giestas, gilbardeira, trovisco e uma grande diversidade de ervas.
Na fauna existente no local destaque para o gato-bravo, o rato-de-cabrera, o morcego-rato-grande, a garça-vermelha, o milhafre-real, a rã-de-focinho-pontiagudo, o longicórnio, o cágado-mediterrânico e a rela-meridional, sem esquecer as inofensivas cobras-de-água.
Alberga mais de mil espécies (selvagens e domésticas), incluindo raças tradicionais, como o cavalo Sorraia, a vaca barrosã, o porco alentejano, a ovelha merino preto e a galinha preta lusitana.
A Área Protegida Privada do Montado do Freixo do Meio é composta por uma grande diversidade de atividades económicas associadas ao montado e compatíveis com a biodiversidade.
Os valores naturais que ocorrem nesta área, assumem, pelo seu valor científico, ecológico e paisagístico, uma especial relevância que justificou o seu reconhecimento e integração na Rede Nacional de Áreas Protegidas, conforme o Despacho ICNF em 2022.
Fonte: ICNF