O património histórico e cultural do concelho de Montemor-o-Novo já tem uma nova ferramenta de divulgação, a plataforma digital MorBase, disponível para consulta na Internet e resultante de um projecto da câmara municipal.
A MorBase já está disponível e tem como objectivo divulgar o património cultural móvel e imóvel, assim como material e imaterial, deste concelho alentejano.
Hortênsia Menino disse à Rádio Campanário que “a plataforma está em formato digital e parte da informação que está disponível, resulta dos trabalhos que temos vindo a realizar”, considerando importante a sua divulgação pública.
A autarca acrescenta que “é um suporte único, digital em que esta informação poderá ser consultada”, estando à disposição de todos.
{play}http://www.radiocampanario.com/sons/Hortensia%20Meninoplataforma18maio2014.mp3{/play}
Ao consultar a plataforma, atualmente, o utilizador pode “navegar” por quatro áreas, uma das quais é a Base de Dados de Património Móvel, que permite pesquisas simples e avançadas das coleções das Reservas Arqueológicas Municipais e do Centro Interpretativo do Castelo.
Outro dos campos é o da Promoção à Ciência, em que os investigadores envolvidos no estudo do património histórico de Montemor-o-Novo são convidados a divulgar os seus trabalhos.
As restantes áreas são a dos Documentários e a das Exposições virtuais, no âmbito das quais a MorBase dedica este mês ao tema da “Cerâmica Montemorense”.