A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, através da sua página oficial de facebook , veio hoje manifestar o forte repúdio pelos atos de vandalismo praticados nos últimos dias no Castelo de Montemor-o-Novo, onde foram deliberadamente destruídos equipamentos recentemente colocados no local, no âmbito das obras de Requalificação dos Espaços Exteriores, Acessos e Terreiros do Castelo, executadas ao abrigo do P.E.D.U. – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.
De acordo com a informação do Município, “esta intervenção foi muito recentemente concluída, com um investimento de cerca de 630.000,00 Euros, e passou a permitir aos montemorenses e a quem visita o Concelho ter melhores condições de fruição do espaço daquele que é o símbolo máximo da nossa terra. O que agora foi destruído é património de todos os montemorenses!”
Segundo o Município “Infelizmente os atos de vandalismo perpetrados no nosso Castelo não foram ato único. Ainda em maio de 2020, as recém concluídas obras da Rua de Aviz foram de imediato alvo de vandalismo, situação que também aconteceu em 2018 quando uma série de equipamentos municipais e o Monumento ao Resistente Antifascista foram repetidamente grafitados.”
“Em todos estes atos cobardes e criminosos há um denominador comum! São sempre os principais símbolos dos montemorenses que são atacados. É o Património de todos nós que está a ser destruído” acrescenta a publicação.
A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo adianta que já tomou medidas no sentido de denunciar este caso junto das autoridades competentes.