No âmbito do “Ao Sabor da Estações 2021/2022”, realizou-se no sábado, 29 de janeiro, no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, a iniciativa “Promoção Cebola Roxa Montemor”, com um conjunto de ações que tiveram o objetivo de promover e divulgar este produto endógeno do concelho e os atuais produtores.
Durante a manhã decorreu a entrega, pelo Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, de vales de cebolo aos produtores do concelho para a campanha de produção de 2022 do projeto Cebola Roxa. Também aconteceu um atelier para pais e filhos sobre afetos e sentidos “A cebola dos afetos”, que permitiu “construir” uma cebola com as suas várias camadas, “brincar” com os sentidos e partilhar de afetos. De forma descontraída deu-se ainda a conhecer o chutney de cebola roxa, uma forma diferente de cozinhar e servir este produto.
Foi também comunicada a aprovação da inclusão da cebola roxa Montemor-o-Novo, na Arca do Gosto, da Fundação Slow Food para a Biodiversidade, candidatura apresentada pela Slow Food Alentejo. A candidatura foi aprovada pela Comissão Internacional da Arca do Gosto em dezembro de 2021. A Arca do Gosto é um catálogo online de produtos agroalimentares de qualidade que se encontram em perigo de extinção a nível mundial.
A Cebola Roxa de Montemor-o-Novo é característica do concelho há varias gerações, sendo um produto bastante procurado, em especial durante a Feira da Luz, mas é uma variedade que corre o risco de desaparecer devido à quantidade limitada de produção, uma vez que esta depende do número de produtores que produzem sementes, da quantidade de sementes e, consequentemente, da quantidade de cebolas plantadas.
Para evitar que este produto se perca, o Município de Montemor-o-Novo, em parceria com o MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora, estão desde 2020 a desenvolver um projeto de revitalização deste produto, sendo uma das vertentes a comparticipação do cebolo para plantação.