De 28 de março a 1 de abril, um grupo de alunos e professores do Projeto Erasmus Challenges of Generation Z, foi recebido no Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo.
A 29 de março este grupo, com alunos da Eslovénia, Espanha, Croácia e Portugal, foi recebido no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal e, a 31 de março, o Município promoveu um jantar num restaurante da cidade, momento de convívio onde a música se juntou à boa gastronomia!
A “Geração Z” refere-se aos jovens que frequentam atualmente as nossas escolas. Esta geração também está intimamente ligada às gerações anteriores e posteriores (pais, professores, meio em que se relacionam), que também enfrentam os desafios do mundo moderno “digitalizado”. A realidade da sociedade moderna tem influências positivas e negativas nesta geração de jovens. Ao aumentar a consciencialização sobre as últimas, acreditamos que podemos transformar esses efeitos em positivos e dar pequenos passos em direção a mudanças significativas que levarão a resultados positivos para a nossa e as futuras gerações.
O projeto centra-se em questões que, em todos os pontos, dizem respeito às TIC modernas, que se enquadram na definição da geração “Z”, que está a crescer com dispositivos inteligentes e é extremamente hábil na comunicação nas redes sociais.
Este é o último ano do projeto, que inclui 4 organizações parceiras em torno de diferentes desafios resultantes, em parte, do uso alargado das tecnologias:
Elementary school Kozje, Slovenia (Out. 2021) – Promoção do património culinário europeu na alimentação escolar, apostando em produtos saudáveis produzidos localmente
IES Port d ‘Alcudia, Spain (Nov. 2021) – contribuição individual para atenuar as alterações climáticas, Out. 2021
AEMN, Portugal (Mar. 2022) – Integração sensata, útil e segura das TIC modernas na educação;
Fonte/Fotos: CM Montemor-o-Novo
Elementary school Lućac, Croatia (Maio 2022) – movimento como parte da vida quotidiana.