Na manhã de quarta-feira, 7 de junho, o Embaixador da República de Cabo Verde em Portugal, Eurico Correia Monteiro, acompanhado por uma Representação da Embaixada da República de Cabo Verde e do CCCV – Centro Cultural de Cabo Verde, foram recebidos nos Paços do Concelho de Montemor-o-Novo, pelo Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, e pelos vereadores Henrique Lopes, Sílvia Santos e António Pinto Xavier, bem como por técnicos da autarquia.
No momento em que está patente na Galeria Municipal, até 17 de junho, a exposição “Mar Interior”, da cabo-verdiana Jacira da Conceição, que vive e trabalha em Montemor-o-Novo, com o seu marido, o montemorense Pedro Conceição, que também tem dinamizado o Cineclube, o Cinema ao Ar Livre e o evento ARCA, proporcionou-se esta visita, não só de cortesia, mas também de amizade e de abertura a futuras colaborações. Jacira e Pedro da Conceição, que foram fundamentais para a concretização desta iniciativa, acompanharam esta receção, que iniciou no Salão Nobre da Câmara Municipal e culminou na Galeria Municipal, com a visita à exposição “Mar Interior”.
Olímpio Galvão aproveitou a oportunidade, na receção no Salão Nobre, para dar a conhecer a história de Montemor e as potencialidades do nosso concelho. Ainda no edifício da Câmara Municipal, houve uma troca de ofertas, tendo especial e simbólico significado a entrega de um disco em vinil do grupo Porta Aberta, em cuja formação estava o vereador Henrique Lopes, que explicou que o disco contou com a participação do músico cabo-verdino, Paulino Vieira, que tal como o vereador recordou foi o mais completo dos músicos de Cabo Verde, multi-instrumentista que acompanhou a diva Cesária Évora pelo mundo fora, e que foi decisivo em termos artísticos nesse trabalho discográfico dos Porta Aberta.
Já na Galeria Municipal, foi possível perceber o trabalho e os propósitos que movem Jacira da Conceição, um tremendo exemplo de resiliência.
Fonte: CM Montemor-o-Novo