A fundação norte americana Wenner-Gren Foundation irá financiar João Cascalheira, investigador do Centro Interdisciplinar em Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB) da Universidade do Algarve, para realizar trabalhos arqueológicos na Gruta do Escoural, localizada em Montemor-o-Novo.
“O Paleolítico Médio da Gruta do Escoural”, denominação do projeto, tem como objetivo recolher dados que permitam caracterizar detalhadamente as ocupações neandertais na gruta e aprofundar o conhecimento sobre um espaço milenar, até cerca há cerca de 40 mil anos, quando estas comunidades foram substituídas pelos Humanos Anatomicamente Modernos.
A Gruta do Escoural, Monumento Nacional, é apontado como um dos últimos bastiões para as comunidades neandertais, ocupando lugar de importância na arqueologia nacional. Trata-se da única gruta em Portugal, onde se encontram pinturas rupestres datadas do Paleolítico.
Na zona sul do país, o número de grutas conhecidas ocupadas por populações neandertais é baixo, existindo uma no concelho de Setúbal e duas na região do Algarve.