O Montemorense Júlio Jorge, considerado um dos grandes retratistas modernos em Aguarela, vai estar pela segunda vez no Reino Unido para participar numa paletsra.
Natural de São CRistovão, o Alentejano vai participar, a 20 de maio, em Lilleshall Hall, no Reino Unido, no evento da International Watercolour Masters, onde irá efetuar uma palestra acerca do seu trabalho.
A organização do evento, que agora divulgou a sua realização, enaltece o artista alen5tejano referindo ” Júlio é um dos grandes retratistas modernos em aquarela. Ele capta a essência e a alma dos sujeitos que o chamam. IWM2024 é a segunda aparição de Júlio no Reino Unido, um verdadeiro deleite para o público visitante”.
Júlio Jorge assume-se como autodidata e usa a aguarela como meio de expressão preferencial. Diz que a suapintura é orientada de forma realista, precisa e meticulosa esclarecendo que pratica uma técnica bem lenta e que exige muita paciência, pois na maioria das vezes ela é feita no papel ainda úmido, dando pequenas pinceladas, deixando as cores se fundirem e se entrelaçarem até chegarem aos tons que eu considere os corretos.
As suas pequenas aguarelas são construídas com “pinceladas como se fossem peças de um quebra-cabeça.”
Fonte: https://internationalwatercolourmasters.com/
Foto: Júlio Jorge