O Município de Viana do Alentejo associa-se às comemorações do Dia Internacional da Síndrome de Angelman, assinalado no próximo dia 15, com a iluminação de um monumento em cada uma das freguesias do concelho: Aguiar, Alcáçovas e Viana do Alentejo.
Como forma de alertar para os sintomas associados a esta doença rara resultante da ausência ou imperfeição do cromossoma 15, o Município vai iluminar com a cor azul a Fonte dos Escudeiros ou da Renascença (Viana do Alentejo), a Fonte do Paço (Aguiar) e a Janela Conversadeira do Jardim de N.ª Sr.ª da Conceição (Alcáçovas).
A síndrome de Angelman é um distúrbio neurológico que se carateriza por atraso severo no desenvolvimento, distúrbios no sono, dificuldades na fala e convulsões, entre outros sintomas.
De salientar que a iniciativa é promovida pela Angel – Associação Síndrome de Angelman de Portugal, fundada em 2012, por um grupo de pais de crianças portadoras da doença com o objetivo de prestar auxilio, informação e apoio a familiares de portadores da Síndrome de Angelman em Portugal, bem como a profissionais e técnicos de saúde.