33.2 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Setembro 16, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Mora: “A vontade dos nossos jovens é estudar na terra e foi por isso que lutámos. Felizmente conseguimos” diz Pres. Da CM

Mora, 30 de julho de 2024 – A Câmara Municipal de Mora emitiu na tarde desta terça-feira um comunicado dando conta que a união de esforços entre várias entidades e grupos de pessoas travaram o encerramento do secundário em Mora.

Segundo a Autarquia, no próximo ano letivo, o 10.º ano do ensino secundário dos cursos cientifico-humanísticos continuará a existir no Agrupamento de Escolas de Mora, sendo por isso uma opção para todos os jovens estudantes do Concelho.

Em declarações à Rádio Campanário, a Presidente do Município, Drª Paula Chuço, explicou que “na passada quinta-feira o Município teve conhecimento , pelo agrupamento de escolas e por alguns alunos, de um possível encerramento dos cursos cientifico-humanísticos-10º ano”, diretrizes comunicadas pela Direção dos serviços de Educação da Região Alentejo.

Em causa, explica a Autarca, “estava em questão o facto de tratar de uma turma pequena-sete alunos” no entanto a Presidente do Município acredita que “o número poderá vir a ser maior uma vez que alguns, ao saberem da possibilidade deste encerramento, acabaram por se matricular noutras escolas podendo eventualmente decidir regressar à nossa escola.”

Paula Chuço sublinha “a partir do momento em que tivemos conhecimento desta situação falámos com o Agrupamento de escolas, com a Associação de Pais e com os alunos e encarregados de educação para travar esta situação.”

A Presidente de Câmara realça que este encerramento “seria muito negativo para Mora porque os nossos alunos têm mostrado muito interesse em manter-se na terra “ evidenciando “temos uma boa escola, bons professores, temos todas as condições.”

Em resposta ao trabalho entretanto desenvolvido, frisa a Presidente, “recebemos hoje a boa notícia de que vamos continuar a ter o 10.º ano do ensino secundário dos cursos cientifico-humanísticos”. A Edil salienta igualmente que “faz todo o sentido que assim seja até porque as turmas que temos este ano de 9º ano são turmas maiores o que significa que para o próximo ano letivo mais alunos poderão vir a escolher esta área.”

“Se temos todas as condições, estes alunos merecem ficar na sua escola e terem as mesmas oportunidades que alunos de outras localidades têm” frisando ainda que foi comovente, nos contactos que estabeleceu com pais e alunos, a vontade que os jovens demonstraram em “quererem ficar na sua terra “.

Um desfecho positivo para o concelho de Mora, resultado para o qual foi determinante o trabalho em rede realizado. A este propósito a Autarca destaca “esta sinergia entre todos foi essencial porque a partir do momento em que um ano feche dificilmente nos próximos poderia voltar a abrir.”

“Se lutámos tanto para ter Secundário em Mora, então ele deve manter-se , essa é a vontade dos nossos jovens que aqui querem continuar” concluiu Paula Chuço.

Populares