“África!” é a exposição temporária agora patente e que evidencia a colaboração de Pavia na nascente literatura colonial portuguesa. Nela está retratada uma África voluptuosa, mágica a caricatural, onde corpos de homens e mulheres ocupam as ilustrações numa nudez casta e pitoresca, conforme divulgado plo município. Tratam-se de ilustrações elaboradas a tinta da china e guache branco sobre papel, que imita a técnica da gravura sobre madeira. “África!” é a primeira exposição temporária que a Casa-Museu Manuel Ribeiro de Pavia alberga, ficando patente até Fevereiro de 2022.
Depois das obras de que foi alvo a Casa-Museu, situada em Pavia, população e visitantes podem agora apreciar a vida e obra de Manuel Ribeiro de Pavia num espaço totalmente requalificado e modernizado. Para além da exposição permanente, a Casa-Museu de “o príncipe sem vintém e sem queixas” dispõe de uma área destinada a acolher exposições temporárias alusivas ao artista.
A Casa-Museu Manuel Ribeiro de Pavia continua assim a contribuir para a dignificação da vida e da obra do artista sobejamente reconhecido enquanto pintor e ilustrador do neo-realismo. Um ícone artístico e cultural do Concelho de Mora, mais especificamente da vila de Pavia.
A visita a este espaço é gratuita.