O Município de Mora está a recuperar as antigas instalações da estação ferroviária e a construir um edifício de raiz num espaço contiguo, para a instalação do novo museu interativo dedicado ao período megalítico.
O Museu do Megalítico de Mora surge numa altura em que se comemoram 100 anos da exploração científica do concelho, em temos de descobertas do seu património arqueológico.
O presidente da Câmara de Mora, Luís Simão afiançou à Rádio Campanário que “desde há vários anos que temos a ideia de construir um museu ligado ao megalitismo, o concelho de Mora é um concelho muito rico em termos arqueológicos, a ideia foi evoluindo e consolidou-se”.
O autarca avança que “são 400 metros de área coberta com muita interatividade”.
A obra que envolve um investimento global de 2,5 milhões de euros, financiada a 85 por cento por fundos comunitários, deverá estar concluída “antes do final de 2015”.
“Vai atrair muito mais pessoas a Mora e complementa a oferta que já temos com o Fluviário, estamos a trabalhar para que o museu se afirme pela diferença e que seja uma referência para o concelho e para o Alentejo”, disse o presidente.
{play}http://radiocampanario.com/sons/Pres%20CM%20Mora%20Luis%20Simao16julh14.MP3{/play}
Para o espaço está também prevista a instalação de outras valências, nomeadamente uma biblioteca, um espaço Internet e uma área para exposições temporárias, atualmente localizada na Casa da Cultura da vila.
Foto: D.R.