A abertura do novo Museu Interativo do Megalitismo, que o município de Mora instalou na antiga estação da CP daquela localidade, vai abrir ao público esta quinta-feira, dia 15 de setembro. Durante uma semana, a população do concelho vai poder visitar o espaço museológico sem pagar a entrada, para conhecer a nova oferta museológica do concelho, composta por 100 peças megalíticas recolhidas no município e cedidas por outros municípios.
A instalação da nova unidade museológica implicou a remodelação total da antiga estação ferroviária e envolveu um investimento de 2,5 milhões de euros, comparticipado em 85% por fundos comunitários.
O museu megalítico possui um espólio que representa os períodos mais antigos do Neolítico, de há cerca de 6500 anos, altura em que as primeiras comunidades de agricultores se instalaram no interior alentejano.
Foi o enorme valor do acervo arqueológico concentrado em Mora que motivou o município local para proceder à instalação de um Núcleo Museológico do Megalitismo.
O novo museu recria em 3D a área envolvente das escavações efetuadas no terreno pelos arqueólogos. As paredes servem de suporte à informação gráfica impressa e todos os espaços têm vitrinas para exposição dos objetos mais emblemáticos, que reportam de há 5000 a 3000 anos a.C., painéis de explicação com textos e imagens e alguns equipamentos multimédia. Uma das inovações será um holograma de um homem das cavernas.