“O Seu Lixo para Toda a Gente Ver”. Eis o nome da ação levada a cabo pela GESAMB no Largo 1º de Maio, em Évora, que teve lugar esta terça-feira, exibindo um cunho que teve tanto de inusitado, como de provocatório. Na jornada de sensibilização foram revelados os números que atestam como continuamos a fazer muito lixo e ainda reciclamos pouco.
Segundo Gilda Matos, da empresa de Gestão Ambiental e de Resíduos, cada morador do distrito de Évora produz, em média, meia tonelada de lixo. O valor reporta-se a 2023 e esta terça-feira esteve representado por um aglomerado de 80 sacos de lixo, equivalentes aos tais 500 quilos por pessoa.
Ou seja, feitas as contas, para representar o lixo produzido por toda a população do distrito de Évora seria necessário expor mais 11 milhões de sacos. “Chegámos a um ponto em que temos que repensar o que consumimos e o que descartamos”, sublinha Gilda Matos.
Este ação coloca a “nu” o desperdício de potencial para reciclagem e revela precisamente “o ridículo entre a quantidade de resíduos produzidos e a quantidade que é efetivamente separada pelos cidadãos nos concelhos abrangidos”.
A iniciativa da GESAMB, que vai percorrer 12 concelhos da região, está enquadrada na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que se assinala de 16 a 24 de novembro.