Inserida num parque que oferece lazer e contacto com a natureza durante todo o ano, está a Praia Fluvial do Gameiro, na freguesia de Cabeção, concelho de Mora, distrito de Évora.
Esta praia fluvial é considerada um dos paraísos do Alentejo e é inclusiva, tal como o Parque Ecológico do Gameiro, onde se insere.
Segundo refere o presidente do município de Mora, Luís Matos, à Sapo Viagens, a temperatura da água “ronda os 23, 24 e até 25 graus, depende dos dias de calor, e apetece estar lá dentro.”
Esta praia encontra-se envolvida pela natureza e, segundo o autarca, “é uma pequena zona que permite às pessoas refrescarem-se tranquilamente. É uma zona que preservamos e procuramos dar algum carácter de praia fluvial, embora não o seja. O rio Raia praticamente não tem poluição. Quinzenalmente são feitas análises à água pela autoridade de saúde do concelho e nunca foi impedida a utilização para banhos.”
Nos últimos anos foi colocada areia no espaço que já contava que com muitas árvores e sombras junto à água. Esta ainda não é uma praia fluvial muito procurada e onde é possível fazer canoagem.
Há cerca de 20 anos foi inaugurado o Parque Ecológico do Gameiro e já na altura foi construído de forma inclusiva, “o Parque foi construído sobretudo em madeira, estamos a falar de há 18 anos e já nessa altura houve a preocupação das acessibilidades. Qualquer pessoa com mobilidade reduzida que vá ao Parque Ecológico do Gameiro pode chegar a todo o lado. É uma zona muito silvestre e um local paradisíaco”, frisa o edil.
Existem também percursos pedestres, um que segue pelo campo e outro sobre um passadiço de madeira que acompanha o rio.
Fonte: Sapo Viagens