Morreu hoje, 30 de maio, José Pinho, aos 69 anos. O livreiro encontrava-se no Hospital da CUF, em Lisboa e foi vítima de doença oncológica. O fundador da Ler Devagar foi recentemente condecorado com o grau de comendador da Ordem Militar de Sant’lago da Espada.
O livreiro, afirmou-se como uma “personalidade incontornável” do país pelo seu contributo na democratização do acesso à cultura.
José Pinho nasceu em 1953 numa aldeia do concelho de São Pedro do Sul, no distrito de Viseu e, formou-se em Línguas e Literaturas Modernas, tendo começado por trabalhar em publicidade.
O livreiro esteve ligado à criação de diversos projetos culturais, tais como a livraria Ler Devagar, que nos últimos 20 anos se instalou em seis espaços na cidade de Lisboa, acabando por ser um ponto de encontro das artes e uma livraria de fundos editoriais.
Mais recentemente o fundador da Ler Devagar, tornou-se diretor artístico do Festival Internacional de Literatura e Língua Portuguesa – Lisboa 5L, uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa que foi aprovado em 2018 e que já vai na sua quarta edição, que tem como objetivo celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa e, promover a língua, a literatura, os livros, as livrarias, a leitura, os autores e os seus leitores.
José Pinho estava também dedicado à criação daquele que seria um dos seus sonhos mais antigos, o novo Centro Cultural e Social do Bairro Alto, projeto multidisciplinar para congregar livrarias, galerias, estúdios de cinema e de gravação de audiobooks e podcasts, salas de concertos e de artes performativas.
Leia a notícia completa no Observador
Foto: Comunidade Cultura e Arte