A Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre vai adoçar pela décima quinta vez as bocas e os corações dos milhares de visitantes que anualmente visitam Portalegre durante estes dias. Este ano o certame vai realizar-se no Mosteiro de São Bernardo entre 24 e 26 de Abril.
Para Emília Mourato Silva responsável pelo serviço de Turismo da Câmara de Portalegre e organizadora da feira de Doçaria Conventual e Tradicional diz que esta feira “tem uma aposta forte na qualidade dos produtos e nos doceiros que estão representados e que fazem doces conventuais um pouco por todo o país. Vamos ter uma parte para a doçaria tradicional de Portalegre e da região Alentejo”.
“Este ano vamos ter um atelier que se chama atelier Mãos na Massa que pretende divulgar e ensinar os visitantes a fazer boleima de Portalegre. Vamos também promover os rebuçados de ovos de Portalegre que é um dos doces conventuais por excelência da cidade”.
À semelhança do ano passado a Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre vai decorrer no Convento de São Bernardo, em Portalegre, pretende acolher “os melhores” doceiros com o objetivo de “desafiar” os visitantes a provar as iguarias que vão ser apresentadas.
O evento é promovido pelo município e conta com o apoio da Qualifica, associação de qualificação de produtos.
Os conventos de Portalegre tinham no passado uma grande influência sobre a vida na cidade, a qual chegou a ser conhecida como a “cidade dos sete conventos”. A tradição de confeção de doces conventuais ainda está bem viva e tem origem principalmente nas receitas do Convento de Santa Clara e do Convento de São Bernardo.