Uma mostra de caricaturas que retratam a sociedade de Moura na década de 1930
, a Câmara de Moura, no distrito de Beja, explica que decidiu promover um ciclo de exposições para divulgar junto do público a “considerável” coleção de obras de arte que reuniu “ao longo de várias dezenas de anos”.
A “qualidade do valioso espólio”, que “é pertença de todos”, torna “essencial a sua melhor divulgação junto do público” e, por isso, o município vai promover o ciclo de exposições.
O “pontapé de saída” do ciclo vai ser dado na sexta-feira com a inauguração, na sala de exposições temporárias do edifício do antigo matadouro municipal, da exposição “As caricaturas de António Franco – Um retrato da sociedade mourense dos anos 30”.
A exposição reúne caricaturas do artista plástico António Franco, que, “através de representações satíricas da elite económica e intelectual”, mostram “um vislumbre” sobre algumas figuras da sociedade de Moura nos anos 30 do século XX, quando era “uma vila do interior alentejano”.
A exposição vai estar patente ao público até ao dia 20 de outubro e poderá ser visitada de terça-feira a domingo, entre as 09h00 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 17h30.
António Franco, que nasceu em 1910, em Moura, foi um artista plástico “de excecionaltalento” e, “numa prova de bairrismo e amor pela sua terra natal”, ofereceu ao município o conjunto de caricaturas que compõem a exposição e outras pinturas “de grande qualidade”.