O Município de Moura faz parte da Circular Net – Plataforma para a circularidade: Comunidade, Empresas e Ambiente Natural, uma das quatro Redes de Cidades Circulares, constituídas a nível nacional, orientada para o tema Economia Urbana para a Circularidade.
Segundo a Planície, o grupo de trabalho da Autarquia de Moura informou que a rede pretende promover nas cidades “medidas que implementem uma economia circular, utilizando a sua dinâmica para alterar padrões de consumo e potenciar a reincorporação de resíduos como matérias-primas, diminuindo a necessidade de recursos naturais e impactos ambientais”.
As ações da cidade focam no incentivo a padrões sustentáveis de consumo e produção, reduzindo a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reaproveitamento. O público-alvo dessas ações será a comunidade como um todo.
Um dos principais objetivos da rede é desenvolver planos de ação local abrangentes com os agentes locais no quadro da economia circular urbana, integrando os princípios do desenvolvimento sustentável. O grupo tem vindo a desenvolver os cinco pilares que considera essenciais, como o consumo sustentável, granel e EEE, otimização e expansão do sistema PAYT, bioresíduos e resíduos de construção e demolição.
Foto: A Planície
Fonte: A Planície