O Norte de Portugal foi o destino de um passeio, realizado entre 8 e 10 de abril, para 25 moradores da Aldeia da Estrela.
A viagem, a Braga e ao Porto, ocorreu no âmbito do projeto “Aldeia dos Sonhos”, realizado pela Fundação INATEL. A Aldeia da Estrela recebeu esta distinção em 2019, após a Câmara Municipal de Moura ter apresentado a respetiva candidatura. Devido à pandemia, apenas este ano foi possível realizar o “sonho” dos moradores da Estrela.
A Aldeia dos Sonhos pretende contribuir para o desenvolvimento social das comunidades isoladas e de pequenas dimensões, não apenas através da vivência de momentos de amizade, de aprendizagem e de partilha de experiências que têm sido, em muitos casos, únicas nas suas vidas; mas também porque é desejado que as aldeias façam parte dos roteiros turísticos que a INATEL organiza no âmbito da sua atividade, com a consequente dinamização da economia local e do território.
Como principal objetivo, através da execução do programa, pretende-se proporcionar aos seus beneficiários a concretização de um “sonho” em termos de atividades de cariz turístico, cultural e desportivo que estes entendam como fazendo parte de um conjunto de experiências a que não têm ou nunca tiveram acesso, face a limitações de várias ordens, como sejam, por exemplo, financeiras ou geográficas.
Fonte/Fotos: CM Moura