A Câmara Municipal e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mourão celebraram um protocolo de cooperação que tem como objetivo assegurar o transporte não urgente de doentes seniores e vulneráveis, economicamente carenciados, para estabelecimentos e serviços do Serviço Nacional de Saúde (SNS) ou entidades com contrato ou convenção para prestação de cuidados de saúde, visando facilitar o acesso desse segmento da população a consultas, internamentos ou exames complementares de diagnóstico e terapêutica.
Com este protocolo, os Bombeiros Voluntários de Mourão assumem o transporte recebendo, para isso, uma comparticipação financeira, da parte da autarquia, por cada quilómetro percorrido.
Aos pedidos de transporte através do Programa “Ambulância Social”, serão efetuados mediante apresentação de formulário próprio, disponível nos Serviços de Sustentabilidade e Ação Social, de acordo com o regulamento em vigor.
Para o Presidente da Câmara, João Fortes, este Programa vem garantir uma maior qualidade de serviço e melhores condições de assistência e tratamento a utentes do concelho, economicamente mais desfavorecidos e vulneráveis.
O Município de Mourão fica distante do centro hospitalar e é servido por uma fraca rede de transportes, o que dificulta a vida de muitos utentes que, por diversas razões, tais como os baixos rendimentos, não lhes é possível comparecer a determinadas consultas ou tratamentos, prejudicando assim a sua saúde.
O Programa “Ambulância Social” vem criar um conjunto de respostas no sentido de melhorar as condições de vida, combater o isolamento social a que estão sujeitos e promover o envelhecimento ativo e saudável deste segmento populacional com maior risco de exclusão social.