19.3 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Setembro 19, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Mourão mais inclusivo” – Município promove 5ª Geração do CLDS, no valor de 520 mil euros


A Câmara Municipal de Mourão vai ser a promotora e coordenadora da 5ª Geração do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS). O concelho foi contemplado com três eixos de intervenção que vão incidir: – ao nível do emprego e da formação, eixo 1; – na intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil, eixo 2; – e por fim, no eixo 3, o desenvolvimento social e da capacitação comunitária.

De acordo com a informação avançada pela Autarquia , o Município escolheu ser a entidade coordenadora local de parceria, de forma a manter na esfera da Edilidade várias áreas de intervenção social, à semelhança daquilo que já havia sido aceite através da transferência de competências no domínio desta área setorial.

Trata-se de mais um projeto social direcionado para os estratos populacionais que revelam maiores níveis de fragilidade social num determinado território, mobilizando para o efeito a ação integrada de diferentes agentes e recursos localmente disponíveis, constituindo‐se como um instrumento de combate à exclusão social fortemente marcado por uma intervenção de proximidade realizada com vários parceiros.

Para desenvolver este projeto o Município conta com um valor do financiamento, definido em portaria, de 520 mil euros.pO Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social foi riado em 2007 e vai já na sua quinta edição. O programa pretende reforçar as políticas de inclusão social e de combate à pobreza em Portugal concentrando as intervenções nos grupos populacionais que evidenciam fragilidades mais significativas assim como prevenir e combater a exclusão social, particularmente a infantil, quebrando ciclos intergeracionais de pobreza e de exclusão social e garantindo a coesão social e territorial.

Populares