12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Mudanças nas Unidades de Saúde Familiar dão médico de família a 250 mil utentes! No Alentejo são 18!

Até ao final deste ano, deixarão de existir Unidades de Saúde Familiar (USF) modelos A e B. Todas as USF modelo A (268) vão passar a ser USF modelo B, isto é, com remuneração associada ao desempenho dos profissionais de saúde. 

A informação foi agora avançada pelo Governo que dá conta que esta medida vai permitir que entre 200 e 250 mil utentes tenham médico de família. E vai acabar completamente com as quotas administrativas para a transição entre modelos.

As unidades de modelo B são constituídas por equipas de médicos, enfermeiros e secretários clínicos, que contratualizam com os respetivos Agrupamentos de Centros de Saúde a resposta a prestar a uma determinada população, que fica assim com acesso a médico e enfermeiro de família.

De acordo com o Governo, os acréscimos remuneratórios deste número de USF envolvem cerca de 90 milhões de euros para todos os grupos profissionais de saúde, para quem esta medida constitui uma forma de atrair e fixar esses especialistas no Serviço Nacional de Saúde. Algumas das vantagens de um modelo remuneratório associado ao desempenho é o alargamento das listas de utentes e os resultados mais favoráveis na atividade profissional para os profissionais que integram as USF. 

Nestes 16 anos, desde que houve a primeira USF modelo B até hoje, foram criadas 340 USF modelo B, 28 das quais em 2023.

No último trimestre deste ano, pretende-se passar a USF modelo B as 268 que são hoje modelo A e, no mínimo, as 41 candidaturas que existem a modelo A.

No Alentejo existem 18 Unidades de Saúde Familiares, que irão ser abrangidas por esta medida:

No distrito de Beja existe apenas uma destas Unidades- a USF Alfa Beja o que significa que os restantes Centros de Saúde não estão abrangidos por ela.

Já no Distrito de Évora, são 11as Unidades de Saúde Familiar- USF Alcaides, USF Eborae, USF Extremus, USF Foral, USF Lusitânia,USF Matriz, USF Planície, USF Quinta da Prata, USF Remo, USF Salus e USF Sol.

O Distrito de Portalegre tem 6 Unidades de Saúde familiares a serem abrangidas pela medida.

Fonte: Governo

 

Populares