Évora, 01 de agosto de 2024 – O Comando Distrital de Évora da Polícia de Segurança Pública (PSP) celebrou hoje o seu 149º aniversário com uma Sessão Solene realizada no anfiteatro do Colégio Espírito Santo, na Universidade de Évora. A cerimónia contou com a presença de várias personalidades de destaque, incluindo o Secretário de Estado da Administração Interna, Telmo Correia, o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, o Diretor Nacional da PSP, Superintendente Luís Carrilho, e o Comandante Distrital de Évora, Superintendente José Simão. O evento reuniu representantes de diversas instituições civis e religiosas, bem como das forças de segurança, que se juntaram para homenagear a história e o serviço contínuo da PSP em Évora e Estremoz.
A Rádio Campanário marcou presença na cerimónia e entrevistou o Eng. Rui Cristina, deputado do partido Chega eleito pelo círculo de Évora, sobre a importância da segurança para a região.
O deputado começou por referir: “É com todo o prazer que aqui estou nos 149 anos de aniversário do Comando Distrital da PSP, que faz um enorme trabalho cívico em prol da segurança dos cidadãos. Hoje em dia, como sabemos, a segurança está muitas vezes em causa, e nada melhor do que estes homens e mulheres, que, apesar de nem sempre terem as suas carreiras profissionais valorizadas e muitas vezes trabalharem com poucas condições, têm um espírito de missão que é uma mais-valia para a segurança de todos os cidadãos, especialmente os alentejanos do Distrito de Évora,” afirmou Rui Cristina.
Questionado sobre os números apresentados pelo Comandante da PSP do Distrito de Évora, o deputado destacou a necessidade de maior vigilância. “São números que nos fazem ficar em alerta. Muitas vezes, há casos de criminalidade ou marginalidade que não são denunciados e acredito que estes números poderão ser um pouco mais altos do que aqueles que foram apresentados. Agradeço ao Sr. Comandante, superintendente, por todo o trabalho que tem feito na proteção dos alentejanos no distrito de Évora,” disse.
A cerimónia encerrou com um sentimento de compromisso renovado para com a segurança e o bem-estar da comunidade, celebrando a dedicação e o serviço contínuo da PSP ao longo de quase um século e meio.