Espanha abriu esta segunda-feira as suas fronteiras a todos os viajantes vacinados contra a covid-19 na esperança de relançar o turismo.
O turismo, um dos setores chave da economia, e também um dos mais afetados pela pandemia de covid 19.
Ainda assim, o Governo espanhol determinou novas diretivas para as viagens. Certificados de vacinação e recuperação também exigidos conforme notícia avançada pelo Correio da Manhã. Relativamente a Portugal, adianta o CM, não existem controlos terrestres na fronteira em vigor.
Segundo um despacho publicado na página oficial do Consulado Geral de Espanha, “a partir de 7 de junho todas as pessoas com mais de seis anos que cruzem a fronteira terrestre entre Portugal devem dispor de alguma das certificações sanitárias exigidas a todos os passageiros que entrem em Espanha por via aérea e marítima”, uma verificação que não estava a acontecer.
As certificações necessárias será uma das seguintes: certificado de vacinação, certificado de diagnóstico, ou seja o teste negativo (emitido dentro de 48 horas antes da chegada) e o certificado de recuperação. Os testes podem ser tanto PCR como antigénio.
O Governo Espanhol alerta para multas que vão até aos 3 mil euros em caso de incumprimento das normas.
De realçar que estas medidas apenas são exigidas pelas autoridades espanholas, ou seja, quem viajar de Espanha para Portugal não tem de apresentar qualquer teste negativo ou comprovativo de vacinação.
In Correio da Manhã