11.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Multas por excesso de velocidade podem ter os dias contados

O facto de não receber uma multa por excesso de velocidade no seu domicílio é uma notícia que agrada a qualquer automobilista. Na verdade, as coimas não vão deixar de existir, no entanto, todos os veículos, de passageiros e comerciais, vendidos a partir do dia 6 de julho têm de estar equipados com o Assistente de Velocidade Inteligente, uma ferramenta que pode ajudar a evitar que os automobilistas excedam os limites de velocidade permitidos por Lei.

De acordo com uma notícia avançada pelo Observador, já existem no mercado alguns veículos equipados de série com o Assistente de Velocidade Inteligente, mas, de acordo com a legislação ainda em vigor, este sistema está desligado até que o condutor o coloque em funcionamento. A partir do próximo dia 6, a legislação europeia obriga a que este sistema seja ativado assim que o condutor ligar o veículo, permitindo contudo ser desligado, se for essa a vontade de quem está ao volante.

Este sistema identifica a velocidade máxima permitida em cada local, com a ajuda da câmara que “lê” os sinais de trânsito, bem como através do posicionamento por GPS, sistema que também calcula com exatidão a velocidade a que o veículo se desloca. Sempre que o limite é superado, o ISA restringe o rendimento do motor de forma a respeitar o limite. Mas numa situação de emergência, o sistema permite que a velocidade autorizada no local seja ultrapassada momentaneamente, para realizar uma manobra ou completar uma ultrapassagem.

Na prática, Bruxelas espera que com este sistema ativo as colisões possam ser reduzidas em 30% e as mortes devido a acidentes rodoviários em 20%.

Com Observador.

 

 

Populares