No Dia da criança (1 de junho), o Município de Alandroal apresenta o livro “Landroal d´Encantar”, de Ana Paula Fitas, e ilustrações de Andreia Albernaz Valente. A obra será apresentada no Castelo do Alandroal, pelas 11h30, numa cerimónia simbólica, sem a presença de público, mas que será divulgada nas redes sociais.
No dia em que se assinalam os Direitos da Criança, o livro será distribuído pelas crianças do ensino pré-escolar e do primeiro e segundo ciclos do ensino básico de todo o concelho. Para além da obra, de acordo com o comunicado da autarquia à nossa estação emissora, receberão “uma máscara social desenvolvida para crianças através da Rede Solidária de Produção de Máscaras, promovida pelo município e que envolve cerca de 80 voluntários de todo o concelho, assim como o desafio de escreverem uma pequena história inspirada na leitura da obra que lhes dará prémios mais tarde”.
“O Alandroal é terra de mitos e lendas sem fim que são o resultado de uma combinação única de heranças culturais diversas e cultos antigos – com destaque para o culto a Endovélico, o Deus dos Lusitanos – que chegaram aos nossos dias esculpidas e preservadas pela transmissão entre gerações que importa manter como essência de uma Identidade. Manter esta cadeia de transmissão e envolver as novas gerações tem sido o objetivo da Câmara Municipal de Alandroal e a história e as estórias que este território foi acumulando em remotas e sucessivas camadas de tempo representam uma riqueza cultural única com muito ainda por contar e com enorme margem para inspirar novas interpretações”, enaltece o município.