A Câmara Municipal de Alandroal anunciou, esta quarta-feira, o estabelecimento de um protocolo com a Associação Nacional de Farmácias e a Associação Dignitude para envolver as farmácias do concelho na preparação individualizada de medicação para os idosos do concelho beneficiários do Cartão Social do Munícipe Idoso.
“Na prática, sem custos associados, os idosos do concelho vão passar a receber a sua medicação semanal, organizada por dias e horas, na forma de um dispensador de múltiplos compartimentos, do tipo blister, simples e intuitivo”, enaltece a autarquia, em comunicado enviado à nossa emissora.
O Município salienta que “trata-se de um serviço farmacêutico diferenciado”, patrocinado pela edilidade e com o envolvimento das farmácias, “que promove a utilização correta, segura e efetiva da medicação”.
“A intervenção de um profissional de saúde na preparação da medicação contribui para a toma do medicamento certo, na dose correta e à hora indicada e permite despistar problemas de tomas incorretas, maximizando os resultados na saúde dos utentes”, sublinha.
“Este serviço seria importante em qualquer momento, mas torna-se especialmente necessário numa altura em que os idosos veem as suas rotinas afetadas pelas limitações da situação de pandemia que atravessamos”, refere João Grilo, presidente da Câmara de Alandroal