A Câmara Municipal de Alcácer do Sal aprovou hoje, 26 de novembro de 2020, em Reunião de Câmara, as Grandes Opções do Plano – GOP e o Orçamento Municipal – OM para o ano de 2021, documento que recebeu aprovação sem votos contra e que agora vai ser submetido para aprovação da Assembleia Municipal.
O Município de Alcácer do Sal aponta que este orçamento irá ter foco em intervenções relevantes, tais como: a remodelação da Escola do Telheiros; a finalização do Parque Urbano de Alcácer do Sal; a remodelação das infraestruturas de Foros de Albergaria; o edifício dos Paços do Concelho; a construção de raíz do Espaço Lúdico do Arêz; a reconversão da Piscina Coberta de Alcácer do Sal; a reparação de estradas municipais e a criação de transportes urbanos na cidade de Alcácer do Sal.
“O Orçamento aposta em empreendimentos de futuro como a remodelação da Avenida dos Aviadores e a construção dos passadiços dos castelos. Salienta-se a contínua aposta por parte da Câmara Municipal no apoio às IPSS, à educação, aos agrupamentos escolares, às famílias, particularmente às mais carenciadas, ao movimento associativo (de cariz cultural, recreativo, social e desportivo), na criação de emprego e investimento económico e na dinamização da cultura para todos,” comunica o Município.
Na rubrica das despesas correntes, há a destacar também a inclusão, nos documentos previsionais, do subsídio de penosidade e risco e da Opção Gestionária, que permite valorizar os recursos humanos da autarquia e motivar os funcionários para o trabalho que, ao longo deste ano, tem sido bem mais difícil que o habitual.
A enorme incerteza associada à pandemia da COVID-19 que assola o mundo criará um enorme agravamento social e económico do país que terá maior expressão ao longo de 2021. Os grandes projetos do GOP para 2021, o último deste mandato autárquico, servirão como catalisador para o desenvolvimento do concelho de Alcácer e como um instrumento que permitirá equilibrar assimetrias condicionadas e acentuadas pela pandemia.