Em comuncado de imprensa, o município de Alcácer do Sal, informa que “Decorreu ontem (8 de junho 2021), no salão nobre dos Paços do Concelho, uma reunião promovida pelo Executivo da Câmara Municipal de Alcácer do Sal entre esta instituição, a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e a empresa de exploração de inertes Sifucel.
Marcaram presença no encontro o presidente da Câmara Municipal, Vítor Proença, a subdiretora-geral da DGEG, Cristina Lourenço, o vereador Manuel Vítor de Jesus, o responsável pela empresa SIFUCEL e técnicos das três entidades.
Recordamos que se encontra a ser desenvolvida, em Castelo Ventoso, no concelho de Alcácer do Sal, a exploração de inertes que teve início há mais de uma década, pela empresa SIFUCEL-Grupo Parapedra, com quem o Estado, através da DGEG, tem estabelecido um contrato de concessão.
Vítor Proença colocou um conjunto de questões, tendo em conta as preocupações reveladas pelas populações de Albergaria do Sado e Castelo Ventoso, como para quando a recuperação do espaço ambiental da área não explorada, os alegados danos estruturais nas habitações, as poeiras e o transtorno causado pela passagem dos camiões de transporte de inertes perto das habitações. O presidente da Câmara reiterou que as recuperações paisagísticas devem ser iniciadas o quanto antes e que “o Município zela pelo cumprimento do que está legalmente instituído e a questão da recuperação é uma questão vital e deverá estar concluída até ao final do ano”. A subdiretora-geral da DGEG informou que a empresa irá realizar um estudo hidrogeológico, que irá abranger toda a área de exploração, até ao final de 2021″.