O Município de Arraiolos assinalou recentemente os 130 anos do nascimento do pintor arraiolense Dordio Gomes, numa cerimónia evocativa da memória do pintor e professor da Escola de Belas Artes do Porto, no salão nobre dos Paços do Concelho.
Usaram da palavra a Presidente da Câmara Municipal, Sílvia Pinto, a Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, e proferiram comunicações Raquel Henriques da Silva, da Universidade Nova de Lisboa, Laura Castro, da Universidade Católica Portuguesa do Porto e Francisco Bilou, do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo.
A sessão contou com a presença de familiares do mestre Dordio Gomes, sendo que no final da cerimónia, o seu neto Paulo Dordio Gomes agradeceu à Câmara Municipal de Arraiolos a realização da cerimónia e as demais iniciativas agendadas para assinalar os 130 anos do nascimento de Simão César Dordio Gomes.
De forma a poder chegar a um maior número de pessoas a Câmara Municipal gravou e publicou nas redes sociais um resumo da sessão e das respetivas comunicações.