A Câmara Municipal de Avis divulgou, em comunicado, que procedeu recentemente à abertura de concurso público para a Ampliação e Reabilitação das Piscinas Municipais de Avis, pelo preço base de 450 mil euros acrescido de IVA à taxa legal em vigor e com um prazo de execução de 240 dias. Este novo concurso público surge depois de, nos dois concursos anteriores, não terem sido apresentadas propostas, não tendo havido, por isso, lugar a adjudicação da empreitada.
Segundo a autarquia, esta operação é cofinanciada pelo programa de Beneficiação de Equipamentos Municipais (BEM) em 50%, sendo os restantes 50% do investimento suportados pelo Município de Avis.
A remodelação e ampliação do Complexo Aquático Municipal de Avis, construído há cerca de 30 anos, num local de grande enquadramento paisagístico, junto à Albufeira do Maranhão, visa fundamentalmente restabelecer e atualizar a qualidade do equipamento, dotando-o de todos os requisitos para a prática de atividades aquáticas. Objetiva-se um equipamento mais funcional e confortável, esteticamente agradável, com todas as condições “para se transformar na imagem de marca do moderno turismo aquático familiar, no nordeste alentejano”.
A empreitada de “Ampliação e Reabilitação das Piscinas Municipais de Avis” compreende a criação de uma nova área aquática infantil, ou “aqualândia infantil”, como grande atração turística, para disfrute dos mais jovens familiares e acompanhantes.
A nova área aquática será caracterizada por uma grande zona de estar envolvente e por um plano de água onde serão implantados jogos de água, repuxos, escorregas aquáticos e outros equipamentos, nomeadamente o “water slide” que se apresentará como elemento simbólico e representativo da área de diversão aquática do recinto.
O Projeto prevê ainda a eliminação de todos os obstáculos da construção inicial constituídos por escadas, rampas e vedações, de modo a tornar os equipamentos facilmente acessíveis a visitantes, incluindo deficientes.