O Município de Borba entregou, hoje, à CerciEstremoz – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas, o autocarro Volvo 42-53-ME.
A decisão de doação da viatura tinha sido aprovada pelo executivo, por unanimidade, na reunião de câmara do passado dia 27 de maio.
O autocarro encontrava-se parado no estaleiro da câmara há 6 anos, e encontra-se em boas condições de funcionamento.
A CERCIESTREMOZ – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptadas, CRL, foi constituída por escritura pública em 27 de fevereiro de 1976, tendo os seus estatutos sido publicados no Diário da República n.º 86 – III Série, de 10 de abril de 1976, , por um grupo de pais de crianças com necessidades educativas especiais, tendo iniciado a actividade 1977, enquanto escola de ensino especial destinada a crianças com necessidades educativas individualizadas e permanentes (que nesse período não tinham possibilidade de integrar o ensino regular).
É uma cooperativa de solidariedade social, sem fins lucrativos, reconhecida como Instituição de Utilidade Pública, nos termos do Decreto-Lei nº. 460/77, de 7 de Novembro, conforme consta no despacho publicado no “Diário da República”, II série, nº. 222 de 26 de Setembro de 1978. Tem sede na Quinta de Santo Antão, espaço para o qual realizou um contrato de comodato com os municípios proprietários daquela quinta.
Foto: Município de Borba