O Município de Cuba está representado em mais uma Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorre até ao dia 5 de março, na FIL, com um stand integrado no espaço da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo.
O concelho tem registado um grande crescimento da atividade turística e do investimento no sector, facto indissociável da estratégia desenvolvida pelo município para a promoção do território, seja através da organização de eventos e participações em certames, da realização de investimento em equipamentos dedicados ao turismo ou de uma política de comunicação permanente através das redes sociais.
É neste âmbito que surge a participação do município na BTL, enquanto local privilegiado para a promoção de desenvolvimento de atividades inseridas no setor turístico, com a ativação da marca CUBA-ALENTEJO e a promoção do produto enoturístico em estabelecimentos comerciais típicos, como são as adegas e tabernas, nos quais se bebe vinho de talha e se provam os petiscos tradicionais da dieta mediterrânica, enquanto se lançam modas de cante alentejano.
A par da promoção turística do evento, a autarquia e os parceiros aproveitarão ainda a BTL para proceder ao lançamento oficial de um evento irá acontecer, em breve, em Vila Alva
Com data marcada para 13 de Maio, ‘Vinho na Vila’ é o nome do certame – organizado pela Enóphilo e pela XXVI Talhas, com os apoios do Município de Cuba e da Junta de Freguesia de Vila Alva – que se assume como uma prova de vinhos única, onde freguesia abrirá as suas adegas para receber uma seleção de pequenos produtores nacionais de grandes vinhos.
Neste evento, os visitantes terão a oportunidade de provar os vinhos dos produtores no ambiente típico das adegas tradicionais de Vila Alva. Estarão também disponíveis petiscos regionais no percurso e será servido um jantar no final acompanhado de vinho de talha local.
‘Vinho na Vila’ visa dar a conhecer a região e em particular, Vila Alva, aldeia típica alentejana com foco na sua longa tradição de produção de vinho. No seu percurso, os visitantes poderão visitar diversas adegas tradicionais, algumas ainda abertas ao público, e a maioria apenas para este evento. O foco estará no genuíno, no bem receber e na promoção de um turismo sustentável, que use os recursos existentes. Os produtores convidados são de pequena dimensão, mas de grande qualidade. Procura-se fazer a ponte entre estes e o típico vinho de alta qualidade produzido pelos pequenos produtores locais. O lançamento oficial deste evento decorrerá na BTL, no Stand do Turismo do Alentejo e Ribatejo, no dia 4 de março, pelas 20:00.
Fonte: Município de Cuba