A Câmara Municipal de Elvas reuniu no passado dia 12 de dezembro, quarta-feira, para acordar um conjunto de medidas, nomeadamente os apoios a ser entregues a instituições e pessoas singulares residentes no município. Na reunião ficaram ainda acordadas as Grandes Opções do Plano, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013.
Aos Bombeiros Voluntários de Elvas foi aprovada a atribuição de 20 mil euros, para que a associação faça frente às dificuldades decorrentes da alteração de política de transporte do Ministério da Saúde, para além da incapacidade dos residentes pagarem aos bombeiros os serviços prestados. O Movimento Teresiano de Apostolado, instituição de solidariedade social, vai receber 5 mil euros e 300 litros de azeite. À Associação Empresarial de Elvas vai caber mil euros, para que a associação garanta animação de rua à cidade neste período de Natal. Com o objetivo de apoiar doze instituições do concelho a cumprir os respetivos planos de atividades, no total vão ser entregues 40 mil euros. Na vertente individual, cinquenta e um alunos do ensino universitário, residentes no município, foi deliberada a atribuição de bolsas de estudo no valor de cem euros mensais, durante dez meses.
No que às Grandes opções do Plano, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013 diz respeito, ficou assente a atribuição de 25 milhões de euros. Estes últimos documentos, aprovados com votos a favor do PS e um voto contra do PSD/CDS, vão ser enviados à Assembleia Municipal para votação ordinária a 27 de dezembro. O Orçamento é um documento de consolidação da estratégia camarária dos últimos vinte anos, onde fica delineado, para 2013, a continuidade das obras de requalificação das duas principais entradas da cidade, a construção do Lar de Santa Eulália, manutenção e reforço da política social, construção do pavilhão desportivo em Vila Boim e piscinas em Terrugem e Santa Eulália, além do enquadramento de jovens licenciados em estágios profissionais.