Decorreu esta sexta-feira, 4 de Abril, no Salão Nobre do Ministério da Defesa Nacional, em Lisboa, a cerimónia de assinatura dos autos de cedência das três dezenas de prédios militares para alçada da Câmara Municipal de Elvas.
Na cerimónia estiveram presentes a Secretária de Estado da Defesa Nacional, Berta Cabral, o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, o Subdiretor-Geral do Tesouro e Finanças, Eng. Bernardo Alabaça, o Diretor de Infra-Estruturas do Ministério da Defesa, Major-General Gravilha Chambel, o Chefe da Casa Militar da Presidência da República, Tenente-General Carlos Carvalho dos Reis, e o Secretário-Geral da Presidência da República, Arnaldo Pereira Coutinho.
“É um momento histórico para a cidade de Elvas”, foi assim que a Secretário de estado Adjunta e da Defesa Nacional, Berta Cabral, descreveu este momento. Berta Cabral, afirmou ainda na cerimónia que “o sinal de arranque num percurso, que queremos mais célere, para pôr ao serviço das pessoas um vasto património que, simultaneamente, tem interesse turístico e cultural e cuja manutenção o Estado tem dificuldade em garantir”.
Após cedência de utilização do Forte da Graça por um período de 40 anos, foram agora entregues ao município, por 50 anos, 28 imóveis que integram o Sítio Cidade Fronteiriça e de Guarnição de Elvas e as suas Fortificações, considerado Património Mundial da UNESCO, bem como o Quartel do Calvário, tendo em vista a recuperação, reabilitação e posterior afetação dos edifícios a fins de utilidade pública.
A Câmara de Elvas está a proceder à musealização do Forte da Graça, classificado como Monumento Nacional, onde também será criado um centro interpretativo de engenharia e arquitetura militar. Para os restantes imóveis existem também vários projetos com fins culturais e recreativos. O edifício da antiga Manutenção Militar, por exemplo, será afeto ao museu da cidade.
Foto: Ministério da Defesa Nacional