A Câmara Municipal de Estremoz realizou ontem a Cerimónia de Reconhecimento de Mérito Desportivo, referente à época 2021/2022. A iniciativa, que aconteceu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, reconheceu 52 atletas, de diversas escolas e clubes, e atribui um voto de louvor à atleta estremocense, Carolina Mendes, que cumpriu recentemente a sua centésima internacionalização ao serviço da seleção nacional de Futebol Feminino.
Pelo Agrupamento de Escolas de Estremoz, na modalidade de Hóquei em Patins, foram distinguidos os atletas Diogo Rato, Rodrigo Alabaça, Duarte Coelho e Gonçalo Marmelo, campeões nacionais da modalidade, no escalão iniciados. Também por este Agrupamento, foram distinguidos os campeões regionais de estafetas masculinas Diogo Rato, Rodrigo Alabaça e Francisco Caranhola e Afonso André foi distinguido por se ter sagrado campeão regional, no escalão de infantis A de prova mista. NA modalidade de Atletismo o reconhecimento foi atribuído a Dinis Romão, campeão nacional no Mega Sprint Nacional.
No que diz respeito à Escola Secundária Rainha Santa Isabel, foram distinguidos Henrique Rocha, Pedro Vivas, João Bilro, António Castelo Branco, Luís Mourinho, Miguel Malhadas, José General, Tomás Espadanal, Miguel Brás, Tiago Painho, Gonçalo Francisco, Luís Eustáquio, Rodrigo Valadeiro, os campeões regionais de Futsal.
Na modalidade de atletismo, a Associação Juvenil de Estremoz também se destacou na época 2021/2022 e o reconhecimento chegou, agora, pelas mãos do município de Estremoz ao campeão regional, Marco Camões.
Sobre outros ‘voos’, o Clube de Caçadores de Estremoz viu o vencedor da Taça de Portugal de Compack Sporting, António Azevevedo, e o campeão de Portugal de Tiro ao Voo 2021, José Marcelino Tavares, serem reconhedidos.
A natação do Clube de Futebol de Estremoz também viu os seus feitos valerem a agraciação do município à campeã regional,, na categoria de absolutos, Ana Fonseca, e, na categoria de juvenis, à campeã regional Carolina Fonseca. Os mergulhos de Miguel Rato, campeão regional, no escalão infantil A, e de Miguel Rato, campeão regional juvenil, também foram reconhecidos. Mas nem só de água se fazem os palmarés deste Clube que, também dentro de campo, marca outros ‘golos’ com a equipa de Hóquei em Patins (Leonado Oliveira, Dinis Pacheco, Luís Mendeiros, Joaquim Serra, João Mata, Joaquim Martins, Luís Sadio, Pedro Pimenta, Rui Mata, Flávio Silva, Jorge Balbino, Ricardo Nascimento, António Compõete, António Batista, Vasco Quadrado, André Lopes, Jorge Pereira e Nuno Sardo e como delegado António Pacheco) reconhecida pelo 3.º Lugar da Final Eight Nacional de Masters
Também na velocidade, mas aérea, a Sociedade Columbófila Rainha Isabel somou pontos, nesta época, com Fernando Fernandes a alcançar o 2.º lugar no Campeonato Nacional de Velocidade e o 1.º Lugar Regional da Zona Este no Campeonato Geral, de Velocidade e de Meio Fundo. Também José Miguens se sagrou campeão distrital melhor voador de meio fundo ao passo que a equipa Asas de Estremoz, constituída por José Carlos Silva e António Bento, se sagrou 1.ª classificada distrital de exposição classe standard fêmeas olímpicas.
Esta cerimónia atribuiu ainda um voto de louvor à atleta estremocense, Carolina Mendes, recentemente homenageada pela Federação Portuguesa de Futebol por atingir a Centésima Internacionalização ao serviço da Seleção Nacional. Com vários títulos nacionais e internacionais, atleta exemplar não só no futebol mas também noutras modalidades, o Município de Estremoz votou por unanimidade a atribuição de um louvor por mérito desportivo àquela que é, de acordo com a autarquia, “um exemplo para todos os Estremocences“.