12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Município de Évora assinou parceria com Clubes de Ciência Viva na Escola (c/fotos)

O desenvolvimento de atividades educativas no âmbito dos Clube Ciência Viva nas Escolas é o principal objetivo do protocolo de colaboração que foi assinado ontem, dia 5 de junho, entre a Câmara Municipal de Évora e Agrupamentos de Escolas do Concelho, no Núcleo Museológico do Alto de S. Bento.

Os Agrupamentos de Escolas de Évora apresentaram a sua candidatura à Rede de Clubes de Ciência Viva na Escola e os quatro Agrupamentos de Escolas de Évora viram as suas candidaturas aprovadas, tendo até ao momento, três solicitado a parceria do Município de Évora.

Estes protocolos de cooperação foram assinados numa data especial, o Dia Mundial do Ambiente, tendo sido também uma ocasião para dar a conhecer melhor as áreas de trabalho deste recurso educativo da cidade, nomeadamente: ciências naturais, ambiente e cidadania, história e património, entre outras atividades científicas e artísticas. Houve ainda oportunidade para cada Agrupamento de Escolas partilhar resumidamente o trabalho que cada um dos clubes.

O Clube de Ciência Viva na Escola – Ciência em Ação do AE Severim de Faria tem como finalidade dinamizar oficinas de produção sustentável, como por exemplo, o fabrico de sabonetes e, de sabão líquido a partir de óleos usados e outros materiais, bem como ateliers de costura em que vão ser reutilizadas roupas e tecidos recolhidos na comunidade. A população-alvo abrange turmas da pré-escola, do ensino básico e do secundário.

O Clube Ciência Viva na Escola – “Sob os lemas “Uma Ribeira, um Laboratório Vivo”. “Um Museu Vivido, um contador de Estórias.” do AE André de Gouveia debruçar-se-á principalmente sobre a Ribeira da Torregela, que se encontra junto da ESAG e Ribeira dos Clérigos, que fica próxima da EB Conde de Vilalva. Os públicos-alvo principais são o 3º ciclo e o ensino secundário em articulação com outros níveis de educação.

Refira-se que os Clubes Ciência Viva na Escola são espaços de conhecimento, abertos e dirigidos a toda a comunidade educativa, incluindo famílias e restante comunidade local, para promover o acesso a práticas científicas inovadoras.

Antes da assinatura do protocolo, foi efetuada uma visita guiada pelos funcionários municipais com a apresentação genérica do Núcleo e visita aos moinhos Flora, Geologia e Moagem de Cereais; à casa das expressões e à horta pedagógica.

No âmbito do presente Protocolo o Município de Évora tem como dever apoiar o desenvolvimento de atividades educativas no âmbito do Clube Ciência Viva na Escola, nomeadamente a nível de transporte de turmas e alunos; facilitar o acesso a equipamentos e espaços públicos e colaborar na comunicação/divulgação de atividades e impressão de folhetos informativos. Deve também cooperar com estes Agrupamentos de Escolas através de ações de educação não formal, no âmbito da oferta do Município de Évora, que se coadunem com os objetivos do Plano de Atividades do Clube de Ciências.

Constituem obrigações específicas dos Agrupamentos de Escolas contribuir para a formação de cidadãos informados que possam exercer uma cidadania em prol da Ciência, do Ambiente e do Território Local; Fomentar a abertura da Escola, através do estabelecimento de parcerias e da promoção de atividades dirigidas à comunidade local; Disponibilizar recursos educativos, exposições temporárias e ações de sensibilização e divulgação de consumos sustentáveis para os Agrupamentos de Escolas da cidade e para a comunidade mais alargada e cooperar em projetos e atividades promovidos pelo Município de Évora, com objetivos comuns aos do Clube Ciência Viva na Escola.

O presente protocolo tem início na data da assinatura e, vigorará até ao final do ano letivo 2024/2025, podendo ser renovado por mais tempo, caso exista essa necessidade.

 

Fonte: Câmara Municipal de Évora

Populares