A Câmara Municipal de Évora viu aprovada a candidatura da Rede de Cidades Criativas criada pela UNESCO em 2004 e que procura desenvolver a cooperação internacional entre cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável.
As cidades criativas desenvolvem iniciativas mediante parcerias entre os setores público e privado, organizações profissionais, comunidades, sociedade civil e instituições culturais. A Rede facilita a partilha de experiências, conhecimentos e recursos entre as cidades membros como um meio para promover as indústrias criativas locais e fomentar a cooperação mundial para o desenvolvimento urbano sustentável.
A Câmara Municipal tem realizado uma aposta forte na área das indústrias criativas, captando várias empresas e projetos inovadores para o concelho e apoiando as coletividades locais.
Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora confirmou à Rádio Campanário dizendo que “é uma excelente notícia para a cidade de Évora e para as cidades parceiras da Rede”.
O autarca refere que “é um projeto que o Município de Évora integra e participa ligado às Industrias Criativas e em que se tem estado a conceber um projeto de Rede que envolve várias cidades a este nível”, acrescentando, “fizemos uma candidatura que não só foi aprovada, como vai ser uma experiencia piloto”.