A Câmara Municipal de Mértola viu aprovado um financiamento comunitário de 85% para a a recuperação de duas igrejas do concelho cujo valor total é superior a 156 mil euros.
Foram aprovadas as candidaturas a financiamento comunitário do Programa Alentejo2020 que tem como objetivo a requalificação do património religioso, da Igreja Paroquial de N. Srª dos Remédios / Nª Sr.ª da Conceição em Alcaria Ruiva e da Igreja Paroquial de Stª Ana em Santana de Cambas, onde se preve um investimento de cerca de 156.524,88 euros, com financiamento comunitário de 85% do valor global e sendo a contrapartida privada global assumida pelo Município de Mértola no valor de 23 478,73 euros, mediante protocolo celebrado com a Fábrica da Igreja Paroquial de Mértola e com a DRCALEN, conforme avançado pelo lidador.
As candidaturas têm como objetivo a conservação do património, para que seja evitada a sua degradação, bem como potenciar o lugar como local de visitação na Rota Turística Os Caminhos da Religiosidade, permitindo diversificar a oferta turistica do concelho de Mértola.
A Igreja Paroquial Nª Sr.ª dos Remédios / N. Sr.ª da Conceição apresenta sinais de degradação na sua estrutura, particularmente paredes e cobertura (interior-forro e exterior-telhado). Deste modo será necessário reparar o telhado e as paredes, dado que apresentam fissuras, humidades e apresentam deficiências na impermeabilização, o que leva a uma necessidade urgente de pintura. O valor global da obra está estimado em 45.947,88 euros a executar até ao final do ano.
Relativamente à Igreja Paroquial de Stª Ana em Santana de Cambas, a edilidade procederá à conservação do interior, concretamente ao tratamento e conservação do Retábulo de Stª Catarina e o Altar-Mor, no valor estimado de 110.577 euros, no prazo de execução de 1 ano.
Fonte: Lidador Notícias