O Município de Montemor-o-Novo, no âmbito do Programa Mor + Economia – desenvolver, empreender e inovar, que assenta no contacto direto com os agentes económicos, está a realizar visitas às empresas.
De acordo com a informação avançada peloa autarquia, através da sua página oficial de facebook, no passado dia 2 de outubro, a sua agenda esteve focada no setor corticeiro, designadamente à atividade transformadora.
A Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, conjuntamente com técnicos da autarquia, visitaram as instalações da empresa Corkmata – Cortiças da Mata, Lda. e da empresa Relvas II – Rolhas de Champanhe, S.A., ambas localizadas na União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre.
A empresa Corkmata, Lda., criada em 2004, dedica-se à produção de granulado de cortiça, uma matéria de grande utilização em pavimentos e isolamentos. Atualmente a empresa conta com a colaboração de 13 funcionários e está a efetuar novos investimentos que lhe permitirão o aumento da sua capacidade produtiva em mais 30%. Em 2019 obteve o estatuto PME Líder e Excelência.
A empresa Relvas II, S.A., dedica-se essencialmente à produção de rolhas de cortiça para champanhes de alta qualidade. Iniciou a sua história em 1928 tendo-se instalado em Montemor em 1997. Atualmente conta com a colaboração de 122 funcionários dos quais 72 afetos à unidade de Cortiçadas de Lavre. São transformados nesta unidade anualmente cerca de 600.000 arrobas de cortiça encaminhadas em exclusivo para mercados externos. A Relvas II está cotada no ranking nacional de empresas do setor na 4.ª posição.