Com o surgimento de casos positivos de Covid-19 no Município de Mora, a Câmara Municipal em parceria com os Bombeiros Voluntários de Mora, Centro de Saúde e empresa Medirm, procedeu à testagem rápida dos funcionários do Município como forma de prevenção ativa junto da comunidade, uma vez que os colaboradores, no exercício das suas funções, têm contato direto com a população em geral. Desta testagem rápida resultou a deteção de um positivo, tendo sido de imediato iniciado o respetivo protocolo de atuação, conforme divulgado pelo município na sua página oficial.
Esta iniciativa de prevenção ativa foi também estendida aos elementos da CHE Morense, uma vez que foi identificado um caso neste núcleo. Estas testagens rápidas têm como principal objetivo combater um possível agravamento da situação pandémica no concelho. Paralelamente, várias instituições locais procederam também à testagem dos seus colaboradores.
Na comunidade estão a ser sinalizados e testados os respetivos contatos dos positivos identificados, sendo para já importante manter as medidas amplamente divulgadas até aqui pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Nomeadamente: higienização regular da mãos, uso de máscara, respeitar o distanciamento social e cumprir a etiqueta respiratória.