O Município de Mourão procedeu na passada semana à conclusão de diversos trabalhos de remoção e destruição de ninhos de Lagartas (Processionárias) do Pinheiro.
De acordo coma informação avançada pela Autarquia na sua página oficial, a destruição dos ninhos ocorreu em vários locais, nomeadamente na Escola de Mourão, Jardim Drº Libânio Esquível, Rua Drº Manuel Ramos (Jardim na entrada de Mourão) e no Parque de São Bento.
A destruição foi efetuada através de queima controlada no Estaleiro Municipal.
A processionária ou lagarta do pinheiro (Thaumetopoea pityocampa Schiff.) é o principal inseto desfolhador dos pinheiros e cedros em Portugal e o seu nome advém-lhe do facto de constituir longas procissões de lagartas que se dirigem das árvores para o solo, onde irão crisalidar.
Nos últimos anos têm-se observado ataques de elevada intensidade desta praga, facto que se atribui principalmente às alterações climáticas verificadas.
Em ambiente urbano, este inseto impõe uma vigilância constante e combate urgente e atempado, sobretudo em caso de ataques severos e sucessivos, dadas as consequências que podem trazer em termos de saúde pública: as lagartas libertam milhares de pêlos urticantes que se espalham pelo ar, podendo causar graves reações alérgicas no Homem e animais e, em casos extremos, a morte.
Fonte/Fotos: Município de Mourão