No âmbito da abertura de candidaturas ao Portugal2020 para financiamento das operações previstas nos Planos de Ação de Regeneração Urbana (PARU), a Câmara Municipal de Mourão, já tem o projeto concluído para uma intervenção de fundo no Cine Teatro Municipal.
Segundo a Rádio Campanário conseguiu apurar junto da presidente do Município de Mourão, Maria Clara Safara, é uma intervenção que visa transformar o espaço “num auditório que dignifique o concelho”.
A autarca mostrou-se confiante e com vontade em fazer esse investimento “e vamos ver se conseguimos apesar das limitações financeiras”.
Maria Clara Safara avançou que “o projeto está aprovado e agora vamos iniciar todo o processo burocrático, temos que ter o visto do Tribunal de Contas e vamos ver se conseguimos fazer esse investimento e transformar o Cine Teatro num auditório que irá dignificar o concelho, já que estamos muito necessitados”.
O PARU define a estratégia global de intervenção em matéria de planificação e gestão das ARU (Áreas de Reabilitação Urbana), com o objetivo de apoiar a melhoria do ambiente urbano por via da reabilitação física do edificado destinado a habitação, comércio, serviços, equipamentos de utilização coletiva e do espaço público com intervenções de regeneração urbana a desenvolver nas ruas, quarteirões ou praças, nos centros históricos, para o fomento de dinâmicas que envolvam e atraiam as populações, melhorem a qualidade de vida e propiciem animação económica. É também objetivo qualificar do ponto de vista ambiental e urbanístico as áreas degradadas ou em declínio, áreas industriais abandonadas, garantir a conservação integrada do património cultural e promover a coesão territorial, contribuir para o desenvolvimento ambiental sustentável de centros urbanos e planificar e concretizar para o espaço urbano da ARU, os conteúdos regulamentares e legais obrigatórios e calendarização para a execução do trabalho.