O Município de Nisa criou um pacote de medidas que visam fazer face à crise energética que o espaço europeu enfrenta.
Criadas no âmbito do Plano de Poupança de Energia 2022-2023, concebido pelo Governo português no sentido de maximizar a poupança de energia, as 10 medidas que a Câmara Municipal de Nisa implementa de imediato e ao longo do ano de 2023, pretendem promover de forma racional o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, amiga do ambiente e que valorize a utilização dos recursos energéticos.
Uma das medidas decididas pelo executivo de Nisa é não instalar este ano a tradicional iluminação de Natal na via pública.
Para além desta medida, a Autarquia pretende instalar painéis fotovoltaicos em vários espaços públicos e adoptar regras internas de contenção de consumo de energia durante o horário de trabalho e nas interrupções laborais.
Entre outras medidas que constam no plano agora anunciado, constam: a instalação de iluminação pública ‘LED’ no concelho nomeadamente nos equipamentos polidesportivos e o lançamento de um concurso para aproveitamento da água da “Galeana”, utilizando-a para rega de espaços verdes e abastecimento da piscina municipal através do projeto “é-Galeana é-Vida”.
Fonte: Município de Nisa