A Câmara Municipal de Nisa e a Direção Regional de Cultura do Alentejo assinaram ontem, um protocolo de colaboração que pretende salvaguardar a olaria pedrada de Nisa.
De acordo com a informação avançada pelo Município de Nisa, na sua página oficial de facebook, este acordo tem ainda como objetivo a inscrição da Olaria Pedrada de Nisa no Inventário Nacional do Património Cultural, e posterior candidatura à sua inscrição na Lista de Património Cultural Imaterial da UNESCO.
A assinatura deste acordo contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Nisa, Dra. Idalina Trindade, e da Diretora da DRCAlentejo, Dra. Ana Paula Amendoeira.
Desta cerimónia constou uma visita guiada às novas instalações da Câmara Municipal no Hospital Velho, bem como a apresentação de um documentário da série “Saber Fazer” que integra a Olaria Pedrada de Nisa como uma das mais importantes artes, mestres e ofícios da Região Alentejo.
A Olaria Pedrada de Nisa é única no Alentejo. Depois moldadas as peças de barro vermelho, são decoradas com desenhos onde que contam com pequenas pedras de quartzo recolhidas na Serra de S. Miguel.
Fotos: CM Nisa